Quais são os proveitos de se ter vários investimentos
A diversificação é uma prática muito antiga; acredita-se que os antigos usavam essa técnica para criar mercados e atividades; por desempenhar a tarefa de ocupar uma situação; isso no ponto de vista administrativo simbolizava autonomia; ou seja, capacidade de completar um estágio… Com isso o estado poderia focar em outras necessidades sem que tivessem perdas de produtividade e desempenho; fazendo assim o que chamamos nos dias de hoje de “Progresso”, várias atividades promissoras… com um único objetivo é olhar: suprir todas as necessidades e equilibrar as tarefas do cotidiano.
É possível dizer que no período do feudalismo essa prática era bastante comum; ou seja, prática essa de se fazer divisão de tarefas para se ter ganho de produtividade visando é claro os resultados de muita excelência; a bolsa surgiu com a necessidade de se prestar um melhor serviço; sabemos que em primeiro modo ela captar recursos para bancar seus possíveis avanços; junto a esse entendimento é que surgiu os juros que tem por base compensar quem investe na modalidade; no princípio tudo era muito tímido, mas já se contava com diversificação de tarefas, podemos ver isso nas classes predominantes da época: monarquia, clero, nobres, camponeses e artesãos. Tudo era bem dividido e coerente… Restando apenas a parceria, que no período do iluminismo aconteceu.
Foi no período do iluminismo que a bolsa começou a ganhar forma; os pensadores da época tinham por base discutir muito sobre os assuntos financeiros… Dentre os assuntos estava o novo sistema, o capitalismo. Podemos dizer que o capitalismo foi o grande agente que moldou a bolsa; por ser é claro um sistema de capitalização; com o passar do tempo muitos assuntos novos vieram a ganhar destaques; dentre eles estava a segurança do investimento… Foi com muitas dúvidas… E com a incerteza pairando… que chegaram à conclusão que era melhor diversificar para se correr menos risco; daí tiveram outra sacada, para expressar a saúde da empresa e também alerta sobre os perigos eminente, foi que apareceu as formas de pagamento que conhecemos hoje “dividendos…”, ou seja, os dividendos representariam a divisão de ganhos, tanto em visão individual quanto coletiva. Visando mitigar os perigos e expressar a saúde da empresa... É que decidiram não mais pagar no final do contrato, mas sim durante seu período de exercícios contábil.
A divisão ou diversificação é importante por vários aspectos; dentre eles está o equilíbrio das contas; ou seja, existe menos chance de todas as empresas quebrarem… Também tem as questões de ganhos, Possa ser que uma empresa saia mais bem do que a outra, etcetera… São muitas as teorias levantadas por pensadores a respeito da diversificação de ativos; acredita-se que quanto mais você contar com divisão de tarefas… Mais bem financeiramente você vai está.
Com isso entendemos que já no período do feudalismo se contava com divisão de atividades… Mas foi no período do iluminismo, com o aparecimento do sistema capitalista que se pôde aproveitar melhor a força de trabalho; fazendo uso é claro de mecanismo de checagem de saúde financeira; e conhecendo assim melhor a divisão de ganhos que cada empresa proporciona.